PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS E PREPARO DE SOLUÇÕES
INTRODUÇÃO
Solução é qualquer mistura homogênea, podendo ser sólida, líquida ou gasosa, composta por um soluto e um solvente. Soluto é a substância dissolvida no solvente e geralmente está em menor quantidade. Solvente é a substância a qual dissolve o soluto.
Uma solução pode ser classificada como saturada, insaturada ou supersaturada. Quando saturada, há um excesso de soluto em relação ao coeficiente de solubilidade naquela temperatura. O soluto não se dissolve e cria-se um corpo de fundo. A solução está insaturada quando a quantidade de soluto dissolvido é menor que a sua solubilidade naquela temperatura. Quando supersaturada, a solução apresentará uma quantidade de soluto dissolvido maior do que a sua solubilidade naquela temperatura. Destilação simples é o processo que separa um líquido volátil de outro não volátil, ou a separação de líquidos cujas temperaturas de ebulição são diferentes, uma maior e outra menor. É um método rápido, fácil e eficaz de destilação. Filtração comum é o processo que separa misturas heterogêneas que se formam através de um sólido e um líquido. Usa-se um papel de filtro, o qual conserva a parte sólida e deixa a parte líquida passar. Quando a filtração comum demoraria muito, opta-se pela filtração a vácuo, a qual tem por objetivo acelerar o processo de filtração.
.
MATERIAIS E MÉTODOS
TÉCNICA EXPERIMENTAL
1.1 Filtração
A) Filtração simples
Mediu-se em proveta, 20 ml de solução de CuSO4 0,25m, despejou-se este liquido em um béquer de 100 ml, em seguida, mediu-se em proveta, 20mL de solução de NaOHH 0,5M, despejou-se este liquido em um béquer de 100 ml.
Observou-se o aspecto das duas soluções, ambas encontravam-se em estado liquido e com cor transparente, após, misturou-se as soluções em um béquer de 100 ml, o Cu (OH)2 ficou sólido (precipitado), e o Na2SO4 ficou liquido.
CuSO4(aq) + 2NaOH(aq) => Cu(OH)2(s) + Na2SO4(aq)
Preparou-se o aparelho