preparo de soluções
1. INTRODUÇÃO
Processos de separação de misturas são utilizados para separar substâncias ou outras misturas. Há vários modos diferentes que envolvem os mesmos processos de separação de alguma substância ou mistura heterogênea ou homogênea, alguns deles são: Filtração simples, filtração a vácuo, decantação, centrifugação, cristalização, destilação e ainda outros.
2. OBJETIVOS GERAIS
Compreender a natureza e a importância das soluções;
Compreender os conceitos de solubilidade;
Preparar solução a partir de soluções concentrada.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Verificar em qual meio o suluto (x) tem mais solubilidade nas soluções (y), e também o volume necessário de uma solução para dissolver o soluto.
4. PROCEDIMENTOS PARA (FeSO4) Pesou-se a massa de 5g de sulfato de ferro II (FeSO4) em um béquer de 100 mL. Acrescentou-se lentamente (de 1 em 1 mL ate atingir 12 ml de H2O que determinou-se o menor volume possível de água necessário para a dissolução completa do soluto. Determinou a solubilidade de FeSO4 à temperatura do ambiente. O processo de dissolução foi realizado com auxilio de um béquer e um bastão de vidro utilizado para mexer a solução. m1 = massa de soluto
PM ou M1 = massa molar
V = volume do solvente
C = concentração comum
M = quantidade de mols por litro
C = M(g)/V(ml)
C = 5/ 12
C = 0,41g/ml
4.1 PROCEDIMENTOS PARA SACAROSE
Preparou-se também uma solução de sacarose onde, repetiu-se o mesmo teste anteriores. E utilizou-se 5,1g de sacarose em 7mL de água destilada até que a sacarose dissolveu-se totalmente. C = M(g)/V(ml)
C = 5,1/ 7
C = 0,72g/ml
4.2 PROCEDIMENTO PARA IODO (I2) Foi coletado alguns cristais de iodo e colocado em um tubo de ensaio, acrescentado 2mL de água em sequencia feita agitação do tubo. Foi observado que a água ficou com uma coloração laranja fraco. Em seguida foi