Relatorio de quimica
COMPONENTES: Anna Carolina Soares, Augusto Moraes Guimarães de Souza, Larissa Campos Andrade, Scarlet Freitas Silva Nunes
ORIENTADOR: Alexandre Wentz
CURSO: Engenharia Ambiental e Sanitária
PALAVRAS CHAVE: solução, misturas, experimento
Resumo
Este primeiro experimento visa compreender os métodos de preparação de misturas homogêneas e heterogêneas, fundamentando as principais técnicas de laboratório e identificando os principais instrumentos necessários. Sendo possível ter a noção das normas de segurança e limpeza e dos procedimentos e materiais necessários para a preparação e separação de soluções e misturas no laboratório.
Introdução
Na natureza dificilmente as substâncias se apresentam na sua forma pura. Quase sempre, elas se apresentam na forma de misturas.
Misturas, como sabemos, são constituídas por mais de uma substância. O ar atmosférico, a água do mar, e até água mineral são misturas. Em nosso dia a dia lidamos muito mais com misturas do que com substâncias puras, mesmo que nem saibamos que algumas o são.
Misturas homogêneas
São aquelas cujos componentes não conseguimos distinguir. Ela é perfeitamente uniforme, portanto monofásica. O ar atmosférico e a água do mar são exemplos de misturas homogêneas.
Misturas heterogêneas
São aquelas formadas por mais de uma fase. Nelas conseguimos distinguir mais de um componente. Água e óleo, ar e poeira, são exemplos de misturas heterogêneas.
Sobre os reagentes:
O sulfato de cobre é um reagente que tem várias aplicações. Ele serve como um algicida para operadores de aquários e como uma solução de revestimento para a indústria de revestimento de cobre. O solvente padrão para uma solução de sulfato de cobre é água destilada, já que ela garante que não haja outros sais contaminando a solução. Dependendo da concentração que se precisa dessa dissolução, talvez seja necessário usar uma técnica diferente do que a adição de cristais de