Psicometria
É o estudo dos aspectos psicológicos, voltado para a área de pesquisa, ou seja, nesse campo a psicologia vai estudar e definir os aspectos necessários para uma pesquisa, ganhando então a denominação de psicometria que significa a medição dos aspectos psicológicos, sendo válido ressaltar que é importante para a inclusão da psicologia na área das ciências, através de experimentos e análises minuciosas.
Como é a etapa inicial de construção de um instrumento de medida psicológica?
Primeiramente o pesquisador deve estudar tudo o que ele conseguir encontrar de teoria sobre a questão a ser estudada, na etapa seguinte deve selecionar o público alvo, ou seja, faixa etária, nível de escolaridade, renda, etc. Na etapa seguinte deve escolher a maneira que será organizada as questões dentro do formulário ( múltipla escolha, gráficos, colunas, etc...) esses são os primeiros passos que um pesquisador deve seguir para obter êxito em sua pesquisa.
O parecer Psicológico é fundamental em todo e qualquer processo de avaliação e o psicólogo conta com diversos recursos técnicos para ajudá-lo na formulação de sua hipótese diagnóstica, entre elses os testes psicométricos. Para se ter segurança na utilização de tais instrumentos de medida é preciso ter informação a respeito de sua validade e fidedignidade. Comente a afirmação acima:
Os testes psicológicos são ferramentas de trabalho exclusivo do psicólogo, geralmente utilizados para medir inteligência, memória, etc. E por lidar com questões como essas deve seguir normas estabelecidas pelo CRP, onde passam por diversos tipos de avaliação para então alcançar o “titulo” de válido e apto a ser utilizado, quando um teste passa como válido, significa que ele mede o que se propõe, no teste de fidedignidade é avaliado se o teste é confiável.
* Quando um teste é elaborado em outro país, para podermos utilizar não basta traduzi-lo, existem outros procedimentos que devem ser feitos. Como ser testado em amostra