Psicologia
- Solitário Anônimo (2010): Vídeo que relata história de um senhor, morador de rua, que tenta suicídio na Cidade de Bela Vista, por meio da recusa a alimentar-se. O registro do caso acontece no hospital de Bela Vista- GO, no qual foi internado.
Descrição do Vídeo: “Um idoso deitado na grama à espera da morte. No bolso, um bilhete anunciava ser de terras distantes. Não havia documentos ou posses. Seu desejo era morrer solitário e anônimo. Esse é o início do documentário que conta a impressionante história de um homem obstinado a planejar e controlar sua morte”.
- Choosing to die (2011): Documentário apresentado pela BBC e realizado por Terry Pratchett.
Descrição do vídeo: “O autor discute o Alzheimer, como lentamente vai corroendo sua vida e seu talento. Ele conhece outras pessoas em condições médicas semelhantes. Se questiona: "é melhor acabar com as coisas mais cedo?" Porém, há poucas respostas no vídeo. Pratchett está em uma verdadeira missão de investigação, ele não está pregando uma posição, nem acabar com uma opinião. Em vez disso, dá uma olhada franca em um assunto mais distante, e sua única conclusão real é a de que faz bem parar para pensar nisso, muito mais do que fazemos agora”.
Considerando os fatos apresentados, propomos uma discussão ética do trabalho do psicólogo em situações semelhantes, que abarque as posturas regulamentadas pelo CFP:
I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Art. 1º
g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário
Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:
a) Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação,