Psicologia
Instituição: Estácio – FIB / Campus: Gilberto Gil
Aluno: Marcus Vinicius Borges Menezes
Curso: Administração – 1º Semestre / Turma: A / Sala: 144
Professor: Gesse
CONCEITO GERAL
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais. A palavra vem do grego: psico - (alma ou atividade mental) e - logía (estudo). Esta disciplina analisa as três dimensões desses processos: cognitiva, afetiva e comportamental.
A psicologia moderna tratou de compilar fatos/casos sobre o comportamento e a experiência humana, organizando-os de forma sistemática e elaborando teorias para a sua compreensão. Estes estudos permitem explicar o comportamento dos seres humanos e inclusive anteceder as suas ações futuras.
CONCEITO PSICOLOGIA ONGANIZACIONAL
Estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).
A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Algumas das principais atividades do psicólogo organizacional: * Analisar cargos e salários; * Realizar seleção e recrutamento de novos funcionários; * Aplicação de testes psicológicos (atividade exclusiva para psicólogo); * Realizar pesquisa sobre os sentimentos e emoções dos funcionários; * Organizar o treinamento de habilidades dos profissionais; * Organizar um clima organizacional mais eficaz; * Resolver situações de conflitos entre funcionários; * Projetar sistema de avaliação de desempenho; * Avaliar a eficácia de uma prática específica.
Psicologia Clínica
Sem dúvidas, a mais famosa área de atuação da Psicologia, tanto que muitas pessoas ainda se admiram ao descobrirem que