Psicologia
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.
A mente humana apresenta um enorme potencial. Muitas vezes, a capacidade total da mente é desprezada e muitas pessoas não aproveitam todo o seu potencial por completo.
A inteligência linguística deve ser estimulada mediante o incentivo à leitura e à escrita. Livros, revistas, jornais e até mesmo sites na internet devem fazer parte do cotidiano da pessoa. A produção de textos também deve ser estimulada, por meio da escrituração de cartas, documentos, e-mails, redações escolares. Outra forma extremamente valiosa para estímulo mental é a prática de palavras cruzadas, uma atividade comprovadamente eficaz contra distúrbios de concentração e memória
COGNITIVA: O professor deve entender as dificuldades dos alunos com limitações de raciocínio e desenvolver formas criativas para auxiliá-los.O ponto de partida deve ser algo que mantenha o aluno atento, como jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, jogos da memória e imitações de sons ou movimentos do professor ou dos colegas [em Geografia, por exemplo, ele pode exercitar a mente traçando no ar com o dedo o contorno de uma planície, planalto, morro e montanha].
Também é importante adequar as propostas educativas à idade e, principalmente, aos assuntos trabalhados em classe. Nesse caso, o estudo das formas geométricas poderia vir acompanhado de uma actividade para encontrar figuras semelhantes que representem o quadrado, o retângulo e o círculo.
SENSORIAL: Conforme a criança vai crescendo vamos fazendo jogos com quebra cabeças simples, dominós de cores, formas, tamanhos, metades, memória...Ela começa aos poucos a ter maior noção de tempo, começando a ver a diferença de ontem