Construção da identidade autonoma
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AUTÔNOMA: O PAPEL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Fabiana Cóssia Ribeiro Cappa RA 2012100112
Resumo: O objetivo para elaboração desse artigo foi a necessidade de compreender a importância de um bom planejamento pedagógico na educação infantil afim de contribuir para o desenvolvimento da autonomia da criança. A necessidade de planejar e replanejar torna-se uma realidade na vida do professor que se depara com as particularidades do desenvolvimento humano e a tarefa de cuidar e educar seus alunos.
Palavras-chaves: Planejamento Pedagógico; Identidade Autônoma; Educação Infantil
1 Introdução
A construção da identidade autônoma da criança, trata-se de um período importante para seu desenvolvimento cognitivo, surgem então diversos
questionamentos sobre como o planejamento pedagógico na Educação Infantil deve ser elaborado.
2
Atualmente, discute-se sobre a primeira etapa da educação básica e o quanto a prática pedagógica nesse primeiro momento contribui para o desenvolvimento de futuros cidadãos, envolvendo o processo de educar e cuidar. Pela necessidade de conhecer um pouco mais sobre os principais conceitos relacionados a essa etapa da educação e a realidade pedagógica do professor, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que possibilitou o reconhecimento das necessidades educacionais da criança de zero a seis anos relacionadas à autonomia e principalmente o planejamento educacional relacionado à educação infantil. Também foi realizado um breve levantamento da história dessa etapa da educação no Brasil, a fim de contextualizar a educação infantil, até chegar ao processo de educar e cuidar das nossas escolas na atualidade. Assim esse artigo visa confirmar a importância do professor observar, compreender e programar a forma mais adequada para ajudar os alunos alcançarem o desenvolvimento desejado.
2 Do assistencialismo da creche até a Escola de Educação Infantil.
Com o desenvolvimento do Capitalismo no início