psicologia
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE DIREITO
IZABELLA CAROLINE MATOS PEREIRA
HOSPITAL PSIQUÁTRICO E JUDICIÁRIO JORGE VAZ
Contagem
2015
HOSPITAL PSIQUIÁTRICO E JUDICIÁRIO JORGE VAZ
O Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz do município de Barbacena – MG. É um dos três Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTPs) de Minas Gerais e um dos mais antigos do país, tendo sido inaugurado em 1929. Barbacena é conhecida nacionalmente por ter abrigado hospitais psiquiátricos de referência, como o Hospital Colônia de Barbacena, fundado em 1903, um dos mais populosos do país no século XX. Abriga pacientes dos vários estados que compõem o país, o que ressalta muito sua importância não só para o Estado, mas para todo o país Foi sob o nome de Manicômio Judiciário de Barbacena. Em 1956 foi denominado Manicômio Judiciário Jorge Vaz e em 1987 recebe seu atual nome.
Ali se realizam exames de Sanidade Mental, exames de Cessação de Periculosidade e exame Toxicológico. Recebida a medida de segurança de internação, esta é cumprida na instituição. Também são encaminhados casos do sistema prisional mineiro de pessoas que apresentam surtos ou crise quando do cumprimento da pena de prisão. Tem, atualmente, 190 pacientes, sendo 35 mulheres e 155 homens. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, médicos psiquiatras, clínicos e neurologistas, assistentes sociais, psicólogos e terapeuta ocupacional.
Embora, a instituição seja um hospital psiquiátrico, ela está submetida à Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais. Isso ocorre porque os pacientes recolhidos em um hospital psiquiátrico judiciário estão sob custódia, o que significa que estão em tratamento, mas precisam ser mantidos presos por terem cometido algum tipo de crime. Por serem portadores de sofrimento mental grave, esses pacientes são absolvidos de suas penas. Juridicamente, eles são considerados