psicologia
Cognição: designa, em primeiro lugar, o conjunto dos actos e dos processos de conhecimento, o conjunto de mecanismo pelos quais um organismo adquire, tata, conserva, pondera e explora informação (processo); designa, em segundo lugar, o resultado mental desses mecanismos, ou seja, os conhecimentos (produto).
2) A interdependência entre a mente, o cérebro e o comportamento A relação estreita entre processos mentais (privados), comportamento (a sua manifestação pública) e cérebro (o seu suporte material) apresenta-se como a base de toda a atividade psíquica.
3) A mente é um sistema integrado e integrador de processos, de natureza cognitiva (saber), emocional (sentir) e conativa (agir).
4) A mente é o lugar da actividade psíquica, considerada na sua totalidade, englobando as operações conscientes e inconscientes.
5) Pensamento: principal atividade da mente, responsável pela representação simbólica e mental do mundo
Pensar é construir e manipular imagens
É representar simbólica e mentalmente o mundo
Memória
Processo sem o qual o comportamento inteligente seria impossível;
Capacidade voluntária ou involuntária para adquirir, codificar, conservar e recuperar informação;
Função dinâmica e interativa, ligada a toda a atividade psíquica no seu conjunto; depende de várias estruturas do cérebro, fundamentalmente do córtex cerebral e do hipocampo (prega do sistema límbico, situada na parte interna do lobo temporal; estrutura cerebral com funções específicas e determinantes no processo da memória declarativa).
Existem 2 tipos de memória:
Filogénica – (memória de espécie) é herdada dos progenitores e refere-se aos saberes biologicamente programados/adaptativos