ATIVIDADE 2
Responda as questões abaixo:
1. Faça um quadro síntese das principais escolas do pensamento econômico.
R-
Escolas do pensamento econômico
Fisiocrata
Único trabalho produtivo é o agrícola. Investiam na produção agrícola.
Clássica
Caracterizada na produção, exclui a procura e o consumo, deixando-os para segundo plano. Baseada em Adam Smith e David Ricardo.
Marxista
Representada por Karl Marx. Ele interpretou a Teoria do Valor-Trabalho e ainda buscou entender a realização do capital.
Neoclássica
Desenvolveu-se em 1870 (quando marcou a mundialização das relações econômicas) e foi até 1929 (quando aconteceu a crise que atingiu as economias dos países). Podemos destacar como sendo dessa escola: Vilfredo Pareto, Léon Walras e Alfred Marshall.
Keynesiana
Diz que o sistema capitalista tem um caráter instável. Ademais, diz que em momentos de crise, a intervenção do Estado pode gerar demanda, dependendo dos investimentos e tendo em vista a garantia de níveis elevados de emprego. Esse pensamento conduziu o capitalismo entre 1940 até o final de 1970.
2. Fale sobre a importância da Escola Fisiocrata para a economia.
R- A escola fisiocrata é uma teoria econômica que surgiu para se opor ao mercantilismo. Para os fisiocratas, o único meio de produzir riquezas era a agricultura, pois ela exigia poucos investimentos e proporcionava grandes lucros. De acordo com a teoria, teria apenas um único imposto que deveria ser pago pelos proprietários de terra, por conseguinte, livrava os demais da sociedade dos inúmeros impostos. Foi de grande importância para a economia científica, porque foi tomada como ponto de partida para a criação da teoria clássica de Adam Smith.
3. Apresente as principais ideias da Escola Marxista.
R- Valor: é uma linha de raciocínio em relação à produção de mercadorias na sociedade capitalista e da origem de lucros.
- Trabalho: seria a mercadoria de suma importância no sistema capitalista, porque ele é o único meio de gerar valor.
- Mais-valia: é a