Psicologia
- A avaliação psicológica é um processo que visa, através dos mais variados métodos e técnicas, reunir informações sobre uma pessoa com o objetivo de auxiliar o psicólogo a traçar planos de ações efetivos e preventivos.
- A Avaliação psicológica não pode ser resumida ao uso de testes psicológicos! É um processo integrado, envolvendo várias etapas, e que vai além da aplicação de testes.
Testes Psicológicos:
- Instrumentos auxiliares no processo de avaliação psicológica, e seu uso, em conjunto com outros recursos avaliativos, tende a colaborar para a compreensão da queixa do indivíduo e do próprio indivíduo, ajudando na apropriada tomada de decisão
- Tomada de decisão: tratamento psicológico, encaminhamento educacional, contratação em uma empresa, orientação vocacional etc.
- Transformam amostras do comportamento em afirmações sobre características da pessoa (personalidade, inteligência, comportamento etc).
- Os instrumentos de avaliação propõem tarefas específicas às pessoas como meio para observar suas características psicológicas e são justamente as respostas à estas tarefas que possibilitarão a compreensão das características psicológicas, por meio das interpretações.
- Um instrumento deve ser científico, ou seja, ele deve ser fruto de uma técnica experimental e uma elaboração matemática.
- Uma vez que processos de avaliação psicológica são realizados visando à tomada de decisão em relação a determinada questão sobre a vida de um indivíduo, torna-se fundamental que os testes psicológicos sejam precisos e confiáveis, na medida em que isso é possível na área da Psicologia (VALIDADE E FIDEDIGNIDADE)
- TESTES PSICOLÓGICOS SÃO DE USO EXCLUSIVO DO PSICÓLOGO!!!
- Tipos de testes psicológicos:
OBJETIVOS:
- Se baseiam na teoria da medida, ou seja, na psicometria (usam números para descrever os fenômenos psicológicos e fazem uso obrigatório da estatística). - Eles medem. - São muito