O que é filosofia ?
Dentre vários conceitos sobre filosofia tem-se o de que filosofia não resolve e sim sugere questões e propõe problemas, faz perguntas cujas respostas não têm importância com objetivo de estimular reflexões e despertar curiosidade; é uma ginástica de pensamento, se confunde com literatura por levar impressões e esta espírito, emoções e estímulos, dúvidas e indagações.
Na opinião de Prado, a Filosofia só se confunde com literatura apenas quanto a classificação e designação devido as muitas afinidades, mas não se confunde totalmente porque o que a filosofia compartilha com a literatura não é toda filosofia. A filosofia trata de assuntos mais variados, heterogêneos e de difícil compreensão a literatura leva aos leitores e ouvintes impressões de estados de espírito e emoção. A filosofia se distingue da CIÊNCIA pelo objeto, pela matéria ou assunto de que se ocupa não pelo método específico de tratar dos assuntos como a ciência os trata. A filosofia é como se fosse uma complementação da Ciência e da elaboração do conhecimento.
Prado acredita que há o objeto da especulação filosófica e ele deve sempre ser encontrado porque na maioria das vezes são interesses e aspirações humanas que devem ser atendidos e não frustrados com desconhecimento de objetivo e rumos seguros da parte dos filósofos. Deve-se partir da consideração e exame do próprio conteúdo e desenvolvimento do que se tem por pesquisa filosófica.
A Realidade universal o universo e seu conjunto de ocorrências e feições que envolvem e compreendem o homem é objeto da Ciência mas ao invés de “ciência” deveria ter sido mencionado “conhecimento”.
O pensamento e a