Psicologia
RESUMO
O objeto da Psicologia foi definido como o comportamento observável dos seres vivos (animal e humano) e somente após esta definição a Psicologia conseguiu integrar-se às Ciências Sociais. As divergências na conceituação do objeto da Psicologia foram discutidas, mostrando-se os pressupostos básicos das diferentes abordagens. Os objetivos da Psicologia foram definidos como sendo os de descrever, explicar e predizer o comportamento. A integração das informações das demais áreas do conhecimento humano à Psicologia foi mostrada como uma das características do desenvolvimento da Psicologia como ciência. Ao mesmo tempo, discutiram-se os problemas éticos colocados pelo desenvolvimento da Psicologia como ciência, desenvolvimento que possibilita cada vez mais o controle e o planejamento do comportamento humano.
Método cientifico e o objeto da Psicologia foram analisados, enfatizando-se a natureza do fenômeno em estudo, que exige flexibilidade cientifica e diferentes métodos e técnicas de estudo. As diferentes funções da Psicologia foram discutidas. Salientou-se a importância do paradigma de pensamento e do sistema de valores do cientista na própria definição da Psicologia, bem como na sua aplicação.
TERMOS E CONCEITOS IMPORTANTES
Behaviorismo: escola psicológica que limita o comportamento às ações diretamente observáveis dos seres vivos (humano e animal).
Cognitivismo: escola psicológica que considera os fatores internos (consciência-inconsciência) como objeto da Psicologia.
Comportamento humano: resulta da interação de fatores ambientais e genéticos.
Ideologia: conjunto de crenças ou sistemas de valores aceitos por um indivíduo, pelos grupos ou pela sociedade.
Método científico: instrumento utilizado pela ciência na sondagem da realidade. Instrumento formado por um conjunto de procedimentos, mediante os quais os problemas científicos são formulados e as hipóteses