Capitalismo
O capitalismo é um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada e sua produção pela existência do mercado livre e trabalhadores assalariados. Ele está associado ao feudalismo que ocorreu na Europa no final da idade media. O capitalismo moderno começou com a revolução industrial, onde os Burgueses eram os donos do capital e os Proletários os assalariados.
Na idade media foi realizado o poder de economia e política através do Mercantilismo onde tinham o poder Maximo da economia, Absolutismo onde o poder era do governo e a Doutrina Anticapitalista que eram contra o capitalismo.
As cinco fases do Capitalismo • Pré – Capitalismo: foi umas das primeiras fases do capitalismo que surgiu no mercantilismo, em que a produção era destinada a troca e não apenas a uso próprio, se caracterizou por trabalho assalariado e por trabalhadores independentes que vendiam seus próprios produtos. • Capitalismo Comercial: podem-se identificar as seguintes características capitalistas: busca de lucros, uso de mão-de-obra assalariada, a moeda substituindo o sistema de trocas, relação bancaria fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais. • Capitalismo Industrial: mudança significativa no que se refere ao sistema de produção, pois colocou maquinas para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesãos. Os donos de fabrica conseguiu desta forma aumentar sua margem de lucro, pois a produção acontecia com mais rapidez trazendo benefícios como a queda no preço dos produtos, mais por outro lado a população perdeu muito com desemprego, baixos salários e péssimas condições de trabalho. • Capitalismo Financeiro: a partir do crescimento acelerado do capitalismo industrial, começam a surgir rapidamente varias empresas, motivadas pelo processo de concentração e centralização de capitais com bancos, financeiras e etc. • Capitalismo Informacional: caracterizada pela crescente globalização do capital das telecomunicações, pela