PSICOLOGIA
Os personagens são representados por menores não infratores, mas que vivem em condições sociais análogas aos menores infratores, já os demais personagens são reais, filmadas em suas funções de trabalho, são juízes, promotores, defensores, agentes e familiares. São cenas do dia a dia dos jovens cumprindo suas internações em lugares totalmente insalubres em condições quase que sub-humanas. Observam-se pilhas e pilhas de processos e, ainda, mostra como é fácil para o sistema judiciário aplicar as penas ao jovem infrator, isso tudo não levando em conta sua condição social de vida. As cenas finais mostram as consequências de uma sociedade totalmente excluída pelo poder público, pessoas pobres, miseráveis e vivendo em condições desumanas, o reflexo desse contexto de vida quase sempre são mortes prematuras de nossos jovens.
Qual a importância do estudo da psicologia jurídica?
O direito normatiza as ações humanas, enquanto, a psicologia estuda o comportamento destes.
A aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao direito (psicologia forense) tem auxiliado muito os operadores de direito, exemplo é que o psicólogo pode vir auxiliar no julgamento com a elaboração de laudos que atestam a imputabilidade ou a inimputabilidade do individuo e seu grau de periculosidade (Direito Penal). Já no Direito Civil pode ele o psicólogo emitir laudos ou pareceres que serão úteis na determinação da capacidade ou incapacidade civil da pessoa.
Diante do que foi apresentado no documentário você acredita que seja possível afirmar que as instituições de internação hoje recuperam os jovens para a sociedade? Não, no meu ponto de vista o sistema de hoje é totalmente falho desde a estrutura física das instituições de