Ensaio de Dureza pelo M todo Rockwell
ENSAIO DE DUREZA PELO MÉTODO ROCKWELL
Belo Horizonte
2015
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1. RESUMO 3
2. OBJETIVO 3
3. INTRODUÇÃO 3
4. METODOLOGIA 3
5. ANÁLISE DE RESULTADOS 5
6. CONCLUSÃO 6
7. ANEXO 6
7.1 Exercícios Propostos 6
8. BIBLIOGRAFIA 7
1. RESUMO
Esse relatório trata-se do problema de análise de ensaios de dureza a partir do método Rockwell com o objetivo de demonstrar os ensaios de dureza em corpos de prova a partir de procedimentos específicos de acordo com o tipo de ensaio. Através desse desenvolvimento, puderam-se verificar as características e limitações dos ensaios realizados, além disso, foi possível conhecer os métodos de ensaio de dureza.
2. OBJETIVO
Avaliar a dureza de diversos materiais metálicos pelo método Rockwell.
Executar verificações empregando padrões de dureza.
3. INTRODUÇÃO
Rockwell, em 1922, elaborou um método de ensaio de dureza que utilizava um sistema de pré-carga. Este método ficou chamado de Ensaio de Dureza Rockwell, que oferece algumas vantagens significativas que fazem este tipo de dureza ser o mais utilizado no mundo.
4. METODOLOGIA
A máquina utilizada apresenta um pequeno ponteiro auxiliar cuja função é indicar a profundidade no momento em que a pré-carga é aplicada na amostra. Simultaneamente, o ponteiro maior também gira. Caso a escala do ponteiro maior fique fora do zero, após ter atingida a pré-carga, deve-se acertar o zero nesse momento.
Pode-se realizar o ensaio de dureza Rockwell em dois tipos de máquinas, ambas com a mesma técnica de operação, que diferem apenas pela precisão de seus componentes.
A leitura do grau de dureza é feita diretamente num mostrador acoplado à máquina de ensaio, de acordo com uma escala predeterminada, adequada à faixa de dureza do material. Se for escolhido o ensaio Rockwell normal, a medida deve ser lida na escala preta. E se for escolhido o ensaio Rockwell superficial, a medida deve ser lida na escala vermelha.
Os