Trabalho
Ne
Nº 46 - ano 2007
Soluções completas para Metrologia Dimensional
Metrologia da Medição de Escalas de Dureza ROCKWELL
Pags. 01
O que influencia uma Medição de
Dureza, RASTREABILIDADE, ERRO
Pag. 02 e INCERTEZA
Metrologia da
Medição de Escalas de Dureza ROCKWELL
N
um contexto de Qualidade Total devemos considerar que a Matéria Prima é um requisito básico para a manufatura de componentes mecânicos de alta qualidade ou qualquer outro produto que dependa da qualidade da matéria prima para a sua obtenção. Dentro do universo da manufatura mecânica, após o processo siderúrgico de obtenção das matérias primas, a verificação de suas qualidades em propriedades mecânicas é obtida pela medição de sua dureza e os métodos de medição mais usuais são o Rockwell, Vickers e Brinell.
Neste trabalho pretendemos abordar a escala de Dureza
Rockwell, enfocando a importância da metrologia na confiabilidade dos resultados dessa medição de dureza e a sua rastreabilidade.
Laboratório de Calibração de Dureza
Pag. 03
NOTÍCIAS
Intertooling, Febramec e
Olimpíadas do Conhecimento SENAI
Pag. 04 sobre materiais metálicos, tais como, tensão de escoamento, ductilidade e resistência ao desgaste, e muitas outras propriedades associadas ao desenvolvimento de materiais e equivalentes próprios a aplicações exigidas em projetos. A escala de dureza Rockwell consiste em aplicar uma carga sobre o mensurado (objeto em medição) intermediado por um penetrador padronizado (pode ser um penetrador esferocônico de Diamante ou uma esfera de aço ou Metal Duro), e mede-se o quanto esse penetrador aprofundou-se no mensurado.
Para escalas normais cada unidade de dureza Rockwell equivale a 0,002mm de profundidade e para escalas de
Dureza Rockwell Superficial cada unidade de dureza equivale a 0,001mm de profundidade de indentação. A tabela abaixo apresenta as várias escalas de Dureza
Rockwell.
Método
Superficial
Pré-carga
29,42 N (3kgf)