psicologia
Organizações
Aula 1
José Urbano
Visão histórica e conceitual da Psicologia
2
Objetivos
O que é psicologia?
O que é Psicanálise?
3
Mas o que é a Psicologia? Qual o seu objeto de estudo?
A Psicologia é uma disciplina, um campo de pesquisa que se interessa pelo que o ser humano sente, pensa, quer, gosta, faz, como faz e porque faz.
4
Diversos autores como Davidoff (2006),
Vergara (2007) e Bergamini (2010), entre outros, são consensuais em apontá-la como a ciência do comportamento.
A psicologia estuda os mundos internos e externos, a consciência e os comportamentos do indivíduo, independentemente do que possam pensar e sentir. A Psicologia estuda ainda os processos mentais, ainda que tenha de usar o comportamento como referência a esses processos.
5
Objeto de estudo da Psicologia
6
Mas o que justifica condutas tão diferenciadas nas pessoas?
Animação pessoas andando em ritmos diferentes. 7
A Influência Filosófica
Embora a Psicologia enquanto ciência seja jovem, o estudo do comportamento humano, ainda que de forma não sistemática, é tão antigo quanto a existência da humanidade. A maioria dos estudiosos que descrevem a história da Psicologia identifica as suas origens mais remotas nas reflexões dos antigos filósofos gregos, nos seus questionamentos sobre a natureza, o caráter e o comportamento do ser humano.
8
A Psicologia Científica
Foram vários os cientistas que recorreram ao método experimental para o estudo da
Psicologia. Mas o mérito principal recai sobre
Wundt, que é considerado o fundador da
Psicologia Científica.
Titchener (1867- 1927) e os estruturalistas deram contribuições assinaláveis à Psicologia ao definirem claramente o seu objeto de estudo: a experiência consciente.
9
Refletir sobre o passado da Psicologia é refletir sobre o próprio conceito de ciência psicológica e fazer uma viagem para compreender as ideias defendidas pelos seus interlocutores. A viagem que nos propomos fazer tem como fio condutor cinco momentos:
a