Psicologia
Aluna: Marlene Conceição Barreira
Professora: Gizelle
Curso: Administração:
Período: Noturno ADM - 2
Disciplina: Psicologia
Goiânia, 22/09/2011
1 – Conceitue Psicologia, seu objeto de estudo e comente sobre as críticas que esta ciência recebe:
R: A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos.
Ninguém, atualmente, pode dar-se ao luxo de não conhecer a psicologia, pois ela toca todos os aspectos de nossas vidas é essencial que até mesmo aqueles que não pretendem especializar-se na área conheçam algo sobre seus fatos básicos e métodos de pesquisas . Objeto de Estudo:
R: Seu objeto de estudo é o conteúdo da consciência
(seus complexos processos mentais, sensações, sentimentos, imaginação, associação, atenção e pensamentos com a presença de imagens
Criticas :
A psicologia é frequentemente criticada pelo seu caráter "confuso" ou "impalpável". O filósofo Thomas Kuhn afirmou em 1962 que a psicologia em geral estava em um estágio "pré-paradigmático" por lhe faltar uma teoria de base unanimemente aceita, como é o caso em outras ciências mais maduras como a física e a química. É o de apresentar uma mensagem unificada, elaborada como aspectos críticos de uma proposta, acerca da pesquisa científica dedicada à compreensão do desenvolvimento psicológico inserido na interação social e no contexto histórico-cultural. 2 – Conceitue: a - Emoções: prazer, tristeza, raiva e medo (escala de variação b – Temperamento: reação emocional constante, costumeira, que caracteriza a pessoa; c – Humor : estado emocional de longa duração que persiste após desaparecer o estímulo; d – Percepção : É um processo organizacional, seletivo e interpretativo.
O homem ordena e dá significado às suas experiências através da percepção; ela é influenciada por nossas experiências, crenças, atitudes e expectativas anteriores; e – Inteligencia:
R : Composto ou organização de capacidades para aprender,