Analisando a lucratividade e a rentabilidade
No mundo dos negócios nada adianta ser lucrativo se não for rentável. Sem rentabilidade não é possível recuperar o investimento inicial.
Conhecer a lucratividade e a rentabilidade da empresa é fundamental para a gestão do negócio. De nada adianta um empreendimento ser lucrativo, se não é rentável. Sem rentabilidade não é possível recuperar o investimento inicial.
Podemos dizer que:
Lucratividade é a relação do valor do lucro com o montante de vendas, ou seja, divide-se o valor do lucro pelo volume de vendas (lucro líquido/vendas). Trata-se então do percentual de ganho obtido sobre as vendas realizadas.
Já a rentabilidade refere-se ao resultado que possibilita a análise do retorno sobre o investimento realizado na empresa.
As empresas devem buscar melhorar estes indicadores, sem deixar de lado os indicadores qualitativos, como a qualidade dos produtos e serviços ofertados.
Três índices de rentabilidade freqüentemente mencionados e que podem ser encontrados diretamente nas demonstrações de resultados de tamanho comum, são:
1) Margem de lucro bruto;
2) Margem de lucro operacional; e
3) Margem de lucro líquido.
Margem de lucro bruto – mede a porcentagem de cada unidade monetária de vendas que permanece após a empresa deduzir o valor dos bens vendidos. Quanto maior a margem de lucro bruto, melhor isto é, menor o custo das mercadorias vendidas.
A margem de lucro bruto é calculada da seguinte forma:
Margem de Custo das lucro bruto = Receita de vendas – mercadorias vendidas = Lucro bruto Receita de vendas receita de Vendas
Exemplo:
$ 3.074.000 - $ 2.088.000 = $ 986.000 = 32,1% $ 3.074.000 $ 3.074.000
Margem de Lucro Operacional – mede a porcentagem de cada unidade monetária de vendas remanescente após a dedução de todos os custos e despesas exceto juros, imposto de renda e dividendos de ações preferenciais. Representa o “lucro puro” obtido