psicologia
O Ambiente e os Processos de Maturação
Estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional tradução: IRINEO CONSTANTINO SCHUCH ORTIZ com Residência em Neurologia no City of Memphis Hospitais e em Psiquiatria no Long Island Jewisb-Hillside Medical Center of New York.
Prefácio à edição brasileira:
JOSE OÍTONI OUTEIRAL
Psiquiatra de crianças e adolescentes.
Coordenador na Área de Crianças e Adolescentes da
Associação Encarnacián Blaya.
PORTO- Alegre 1983
Aviso ao leitor
A capa original deste livro foi substituida por esta nova versão. Alertamos para o fato de que o conteúdo é o mesmo e que esta nova versão da capa decorre da alteração da ra zão social desta editora e da atualização da linha de design da nossa já consagrada qualidade editorial.
EDITORAS DA.
(Bibliotecária responsável: Patricia Figueroa CRb/1O-542)
ISBN 85-7307-456-6
Introdução
O objetivo principal desta coletânea de estudos é retomar a aplicação das teo rias de Freud à infância. Freud demonstrou que a neurose tem seu ponto de origem no relacionamento interpessoal do amadurecimento inicial, pertencente à época da actaço. Participei do estudo da idéia de que distúrbios mentais necessitando hospitalizaç o dependem de falhas do desenvolvimento na primeira infância, O distúrbio esquizofrênico, neste sentido, se revela como o ‘negativo” do processo que pode ser descrito em pormenores como o processo ‘positivo’ de maturação da primeira e segunda infâncias do indivíduo.
Dependência na primeira nfância é um fato, e nestes estudos tento inserir a dependência na teoria do desenvolvimento da personalidade. A psicologia do ego só faz sentido se firmemente apoiada no fato da dependência, tanto no estudo da infância como no dos mecanismos mentais primitivos e do processo psíquico.
O inicio do surgimento do ego inclui inicialmente uma quase abso’uta dependência do ego auxiliar da figura materna e da redução gradativa e cuidadosa da mesma visando à