psicologia
A dificuldade na visão do idoso comumente é causada pela degeneração do ponto central da visão, a catarata e ou o glaucoma. As tarefas simples como ler, tricotar, ler bulas, costurar se tornam mais difíceis após os 60 anos. Pode ocorre também a dificuldade de distingue cores e profundidade de objetos contribuindo assim para possíveis quedas.
Essa redução auditiva pode estar relacionada ao envelhecimento do sistema auditivo, infecções ou acúmulo de cera dentro do ouvido. O idoso tem dificuldade de ouvir sons muito agudos ou vozes finas.
Com o avançar da idade ocorre a diminuição da espessura epiderme- derme, redução da elasticidade, a diminuição do colágeno e das fibras elásticas. Com o tempo as glândulas sudoríparas e sebáceas diminuem tornando a pele mais seca e perde sua proteção e sua umidade tornando assim ela finas e frágeis.
A partir dos 40 anos ocorre a diminuição da estatura cerca 1cm por década, devido a o aumento da curvatura da coluna com o desgaste dos discos intervertebrais e das articulações.
A parti dos 60 anos e comum ocorre a diminuição da capacidade de perceber o doce e o salgado dos alimentos, enquanto os ácidos e amargos permanecem inalterados. Isso ocorre devido a atrofia das papilas gustativas, outro fator pode ser o uso de medicamentos. Quando envelhecemos o nosso sistema é alterado, ocorre um decréscimo na velocidade de condução das informações, bem como no processamento de respostas (CRUZ, OLIVEIRA e MELO, 2009), perda da massa muscular, os tendões também sofrem alterações, nos idosos, eles se tornam mais rígidos, assim ocorre um maior risco de ruptura e quedas.
Aspecto locomotor
A partir dos 40 anos, ocorra perda de cerca de 5% de massa muscular a cada década, com declínio mais rápido após os 65 anos. Esta redução muscular faz parte do envelhecimento fisiológico e causam maior risco para quedas, fraturas, incapacidade, dependência, hospitalização recorrente e mortalidade.