PSICOLOGIA
Em primeiro lugar precisamos conhecer e compreender o aluno surdo.
Quem é meu aluno? Sua história de vída . A importância em agrupá-los como forma de incentivar o uso e a fluência da Libras.
Os surdos podem se apropriar da leitura e da escrita da Língua Portuguesa num processo de letramento diferenciado em um contexto onde a leitura e a escrita tenham sentido e façam parte de suas vidas cotianas.Sendo assim as praticas de letramento precisam estar intimamente ligados a prática de leituras significantes e do uso da Libras na construção de sentidos.Exemplo de frases em Língua Portuguesa e a forma como a frase será sinalizadas ,traduzidas(em negrito).
Eu tenho um carro bonito .(Em Libras -EU TER CARRO 1 BONITO).
Explorar os vários tipos de géneros textuais e suportes visuais possibilitarão a criança e o jovem surdo ampliar sua leitura e escrita, a sequência de gravuras favorece a compreensão do texto escrito e a riqueza de detalhes e cores torna a leitura atraente.É extremamente importante que o professor ao iniciar o trabalho com as histórias em quadrinhos apresente os personagens aos alunos . Todos trabalho com alunos surdos precisam contar com materiais que favoreçam a compreensão do assunto ou tema que esta sendo abordado.
Devem ser desenvolvidas muitas atividades que favoreçam a comunicação não somente na escola como na família.
Exemplo : Saco surpresa,contando histórias vivenciadas em casa ,historias que as crianças organize a ideia de inicio,meio e fim .Rotinas permitem a formação de hábitos e atitudes.Trabalhar o calendário, dia, mês, ano, dia da semana , ontem ,hoje amanhã,clima ,sol, chuva, nuvem, nublado, frio, quente.Trabalhar os nomes das crianças.Estimular o desenvolvimento linguístico contando curiosidade e novidades, o professor deve usar muita expressão corporal,alem do estimulo visual para que a criança entenda os