Becel
Em Dezembro de 2013, a Direcção de Marketing da Unilever está a analisar o mercado das margarinas, onde a empresa fez um significativo investimento desde 2008.
1 - HISTÓRIA
“Ama o teu coração”
A Unilever Jerónimo Martins resulta de uma joint venture entre a Unilever e a Jerónimo Martins, constituída em Agosto de 1949. Desta parceria nasceram as empresas Fima (Produtos alimentares), Lever Elida (produtos de higiene caseia e cuidado pessoal) e Olá. Desde então foram várias as aquisições (Bestfoods) e alienações (Panduave, Iglo) de negócios em várias áreas até que em Janeiro de 2007 é feita uma fusão entre as três companhias referidas anteriormente numa só, a referida Unilever Jerónimo Martins.
A solidez desta organização está patente na posição que ocupa em Portugal, com uma facturação anual superior a 367 milhões de euros, a quarta maior empresa de bens de grande consumo e empregadora de mais de 800 colaboradores, desde operadores fabris a directores de unidade de negócio.
As orientações estratégicas da organização estão bem patentes na forma de actuação da mesma e são enraizados numa cultura de crescimento. A visão é, neste momento, “duplicar a dimensão do negócio até 2020 mantendo a pegada ecológica”.
A liderança e espírito inovador da Unilever em pesquisa nutricional foram claramente reconhecidos aquando da solicitação por parte da classe médica para a criação de uma alternativa saudável à manteiga, banha e margarinas duras. A partir deste pedido, foi desenvolvida uma margarina rica em gordura poli insaturada e com baixo teor de gordura saturada, tendo sido lançada em 1999 a Becel Pro- Activ (produto funcional dentro do conceito de produtos de saúde-probióticos), um marco na história do mercado das margarinas em Portugal, tendo sido o primeiro produto funcional para a redução do colesterol cientificamente comprovado pela Novel Foods (Comité Científico da União Europeia).