Psicologia
Se tratando da propaganda, o foco é mais amplo do que a venda. Porque a propaganda tem a função de apresentar proodutos, estabelecer as necessidades de consumo, e consolidar marcas. Nesses casos, a psicologia pode ajudar a entender quais são os valores de determinada população, o que eles buscam em marcas e nos produtos etc.
Pegamos o exemplo de cervejas: Praticamente todos os comerciais associam cerveja à festas, diversão, mulheres bonitas, praia, sol…
No caso de fraldas descartáveis, por exemplo, os bebês aparecem limpinhos e confortáveis, e esse é o valor mais importante para as mães (as reais consumidores do produto). Antigamente, quando as fraldas descartáveis foram lançadas, o foco era a praticidade do produto em relação as fraldas de pano, esse apelo não teve tanto resultado nas vendas. Pesquisas mostraram que o que teria mais valor era justamente o conforto e o bem estar dos bebês. Ao mudar o foco nas propagandas, as vendas de fraldas dispararam.
Seguro de vida também é um exemplo, as pessoas que tem família provavelmente são clientes para esse produto. As propagandas desse tipo apelam ao bem estar da família, famílas felizes, se abraçando...
As cores é a parte da psicologia mais usada para chamar a atenção das pessoas. Por exemplo no caso de Fast Food que usa Vemelho e Amarelo, cores quentes, lembram a fome..
Existem vários testes e pesquisas realizados antes de lançarem produtos com o consumidor, para saber o potencial de determinado produto. Conhecendo um pouco a psicologia, é capaz de produzir materiais publicitários com melhor resultado no publico alvo.
Ataque psicológico é a melhor arma para aumentar as