Tcc copa 2014
O presente artigo pretende apresentar uma abordagem sobre o tema Sustentabilidade na Construção Civil, através da reforma e construção dos estádios nas cidades-sede da copa do mundo do Brasil 2014.
Para se chegar ao desenvolvimento sustentável é necessária uma revisão de todos os processos de produção e os impactos ambientais que eles podem causar.
Nesse contexto esta incluída a construção civil que transforma o ambiente natural em ambiente construído.
A indústria da construção tem papel fundamental no desenvolvimento econômico, social e ambiental, gera emprego, renda, impostos, além de infraestrutura como estradas e moradia.
Sabe-se que o setor da construção é um grande consumidor de recursos naturais e energéticos, além de grande produtor de resíduos. É por esse motivo que a indústria da construção procura desenvolver práticas e processos que visam à sustentabilidade.
A sustentabilidade na construção civil implica na preservação do meio ambiente, na utilização consciente dos recursos naturais, além do desenvolvimento de soluções que propiciem edificações econômicas.
As construções sustentáveis devem ser totalmente planejadas. As matérias utilizadas devem ser ambientalmente corretas e com origem certificada, com pequena geração de resíduos durante a obra, que não comprometam grandes áreas de vegetação, que demandem menor consumo de água e energia durante a fase da construção e que depois da obra concluída esses recursos possam ser reaproveitados.
Para a execução dos projetos, a construção sustentável deve atender também normas de segurança e a formalidade das contratações. Isso implica em benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Revisão Bibliográfica
Sustentabilidade
A primeira Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment) realizada em Estocolmo em 1972, foi o marco inicial dos debates para um desenvolvimento sustentável e para o conceito de sustentabilidade.