psicologia
O termo psicologia clinica foi usado pela primeira vez pelo americano Lightner Witner, que fundou a primeira clinica de psicologia na Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos, onde eram tratadas algumas crianças com queixas escolares. Nessa fase inicial os trabalhos realizados não se configuravam com a prática clínica da atualidade; Eram direcionados para avaliação e tratamento de aprendizagem de crianças em idade escolar.
A psicologia clínica pode ser definida como uma das subáreas de atuação da psicologia que se destina a investigar e intervir no âmbito da saúde mental.
É a subdisciplina da psicologia que tem como objetivo o estudo, a avaliação, o diagnóstico, a ajuda e o tratamento do sofrimento psíquico. É uma prática que consiste numa observação individual e singular usando a escuta clínica, onde o paciente poderá expressar seus conflitos, medos, inquietações e sofrimento.
A HÍSTÓRIA DA PSICOLOGIA CLÍNICA
Para entendermos a história da psicologia clínica, faz-se necessário compreendermos o significado da palavra Clínica. A palavra clínica é de origem grega onde Kline significa leito. Três autores principais são considerados importantes no contexto da psicologia clínica: Witmer, Janet e Freud.
Lightner Witmer (1867-1956),é considerado o principal fundador do termo “psicologia clínica”, abre, em 1896, nos Estados Unidos da América a primeira Clínica Psicológica onde trabalhava, principalmente, com crianças que apresentavam problemas com a aprendizagem ou com a escola.
A clínica psicológica é herdada do modelo médico, visto que o termo “clínica” provinha da medicina. Devido a isso, era comum na época pensar-se que a psicologia clínica era uma psicologia médica. Mas Witmer realçava a idéia contrária esclarecendo que a escolha do termo “clínica” se deveu ao fato deste ser o melhor termo que encontrou para descrever o caráter do método que desenvolveu. Para Witmer, a psicologia clínica era uma