Psicologia
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são consideradas em todo o mundo como um importante problema de saúde pública por comprometerem a segurança e a qualidade assistencial dos pacientes em instituições de saúde, levando ao prolongamento do período de internação. Dessa forma, aumentam o risco de complicações, os custos institucionais e as taxas de mortalidade e morbidade. As IRAS são adquiridas após a admissão do paciente com manifestação, durante a internação ou posteriormente à alta, quando relacionadas à internação ou aos procedimentos hospitalares. Atualmente, não estão restritas somente ao ambiente hospitalar, podendo ocorrer em todos os níveis de atenção à saúde, como serviços ambulatoriais e assistência domiciliar. Nos estabelecimentos de saúde, as atividades assistenciais são realizadas, principalmente, pela equipe de enfermagem, o fato de estar predisposta à maior frequência de contato direto e indireto com pacientes, possivelmente, contribui para risco maior de contaminação do jaleco destes profissionais por microrganismos.
A principal via de transmissão de microrganismos ocorre entre as mãos dos profissionais de saúde e pacientes. No entanto, a possívelparticipação de fatores ambientais, como superfícies,equipamentos e vestuário (jaleco, avental e uniforme) utilizado pelos profissionais, desperta a atenção de pesquisadores, da sociedade e das agências e associações de controle de infecção.
A disseminação de patógenos pode ocorrer no ambiente hospitalar e, também, fora deste; ou seja, em locais em que não acontece a prestação direta de cuidados. O uso, principalmente, dos jalecos brancos, pelos profissionais de saúde, fora do ambiente hospitalar, tem-se tornado comum em áreas próximas às instituições de saúde, ônibus,refeitórios e outros locais.
A relevância da contaminação do vestuário dos profissionais de saúde é notória, pelo fato de que muitos microrganismos recuperados são resistentes aos