Análise do Filme O Paciente Inglês
Com o decorrer do tempo o desconhecido paciente começa a narrar seu envolvimento amoroso com a mulher de seu melhor amigo, amor esse correspondido.
Algumas lembranças surgem e outras são esquecidas, como se ele mesmo quisesse afastar esses fatos.
Ficha Técnica:
Filme: The English Patient - O Paciente Inglês
Nacionalidade: EUA
Diretor: Anthony Minghella
Roteirista: Anthony Minghella
Língua: Inglês
Data de estréia: 15 de novembro de1996 (Estados Unidos)
O paciente inglês é baseado no romance homônimo de Michael Ondaatje
Elenco Principal:
Ralph Fiennes………….CondeLászló de AlmásyJuliette Binoche…….….HanaWillem Dafoe……….....David CaravaggioKristin Scott Thomas.…Katharine CliftonNaveen Andrews………Kip
Premiações:
Prêmios do Oscar: melhor filme, melhor atriz secundária, melhor diretor, melhor banda sonora, melhor fotografia, melhor figurino, melhor edição, melhor mixagem de som, melhor direção de arte;
Outros prêmios: BAFTA de melhor filme, Golden Globe Award de Melhor Filme Dramático, BAFTA de melhor atriz coadjuvante, Prêmio Cinema Europeu de melhor atriz, entre outros reconhecimentos.
O filme aborda a eutanásia de modo a afirmar a autonomia do ser diante de sua própria existência.
Julio Cabrera afirma que “a morte é um fator relevante para consideração do valor da vida humana” e aponta dois tipos de morte: a morte pontual, em que há o desaparecer fatual, e a morte estrutural, que corresponde à mortalidade, o processo de morrer como desgaste psicológico.
Eutanásia:
Implica tirar deliberadamente a vida de uma pessoa em benefício desta, visto que ela sofre de doença terminal ou incurável.
Na antiguidade clássica, os filósofos postulavam que atos como infanticídio, suicídio