Analise de técnicas psicanalitica do filme Discurso do Rei
O presente trabalho vem ser apresentado como parte da avaliação semestral da disciplina psicologia Focal/breve, a intuição do mesmo é propor uma reflexão das técnicas psicanalistas sobre o filme o Discurso do Rei, 2011, que conta a historia de George, onde desde os 4 anos de idade sofre com gagues e se torna um grave problema para um integrante da realeza britânica, que precisa fazer discursos frequentemente. George procura diversos métodos médicos, mas nenhum lhe trouxe resultados positivos. Quando sua esposa Elizabeth (Helena Bonhan Carter) leva-o até Lionel Lougue (Geoffrey Rush), um terapeuta da fala que utilizas métodos poucos convencionais, George já se encontrava deprimido e desistente da cura. Lionel colocaque-se de igual com o rei Geroge e assume um papel de psicólogo, até que se torna seu amigo. Seus exercícios e métodos fazem com que George aquira autoconfiança para cumprir seu maior desafio que é assumir a coroa após a abdicação do filho primogênito do rei, seu irmão, David.
O elenco é formado por Colin Firth (Rei George), Helena Bonham Carter (Rainha Elizabeth), Geoffrey Rush (Lionel Lougue), Guy Pearce (David). O filme foi escrito por David Seidler em 2010, com a direção de Tom Hooper, com duração total de 118 minutos e idioma original em Inglês. A psicoterapia psicanalítica desenvolvida por Freud teve o intuito de curar os fatores psíquicos através de métodos psíquicos, livres de ferramentas e materiais médicos, no trabalho serão analisadas as técnicas psicanalíticas usadas e conceituadas recentemente, como transferência, setting, contratransferência, o contato com o paciente descrito por Freud e estudado por outros psicanalistas.
Análise
Segundo Zimerman, o primeiro contato com o paciente pode ser feito de diversas maneiras e a partir dai já começa um vinculo entre o paciente e terapeuta, e desde ai, o paciente já traz uma carga emocional com ele e a vontade de fazer terapia.
O primeiro contato paciente e