doc ava tema 3
Tema 3: O Caminho da Sustentabilidade
1 - INTRODUÇÃO
A Agenda 21 Local é um desenvolvimento de políticas públicas que envolve tanto a sociedade civil e o governo. Cada Local possui uma Agenda 21 tendo como base de a construção e manutenção da infra-estrutura econômica, social ambiental, e prestando assistência na implantação de políticas ambientais nacionais.
Para o Brasil é necessário a construção da Agenda 21 Local para podermos ter nosso próprio desenvolvimento sustentável.O processo de Agenda 21 Local pode começar tanto por iniciativa do poder público quanto por iniciativa da sociedade civil.
De qualquer modo, esse é um item a ser mais detalhado em futuras pesquisas para melhor entender o processo de implantação da Agenda 21.
2 - DESENVOLVIMENTO
A Agenda 21 é um bom alicerce da sustentabilidade popular e da cidadania e que as pessoas participem do processo de desenvolvimento, combinando, integridade, conhecimento, democracia e satisfação de necessidades pessoais. Porém, estes deveres não são levados em conta, pois com a industrialização o homem explora mais o meio ambiente do que o mesmo pode oferecer. Ficando ameaçado de perder seus recursos para sua sobrevivência e necessidade da vida.
O desenvolvimento da Agenda 21 começou em 1989 com a aprovação em assembleia extraordinária das Nações Unidas, uma conferência sobre o meio ambiente e o desenvolvimento. Como todos os acordos dos estados-membros da ONU, sofreram um complexo processo de revisão, consulta e negociação, culminando com a segunda Conferência Rio-92 ou Eco-92, em 1992 no Rio de Janeiro, onde representantes de 179 governos aceitaram adotar o programa.
PRINCIPAIS TEMAS TRATADOS NA AGENDA 21
Combate à pobreza.
Cooperação entre as nações para chegar ao desenvolvimento sustentável.
Sustentabilidade e crescimento demográfico.
Proteção da atmosfera.
Planejamento e ordenação no uso dos recursos da terra.
Combate ao desmatamento das matas e floresta do