Resenha do texto: MARCHIORI, Marlene. Comunicação interna: um olhar mais amplo no contexto das organizações.
1138 palavras
5 páginas
Universidade de São PauloGestcorp – Gestão da Comunicação Interna
Nome: Michelle Sanches de Oliveira
Ensaio do texto
MARCHIORI, Marlene. Comunicação interna: um olhar mais amplo no contexto das organizações.
O texto aborda a comunicação interna com uma perspectiva mais profunda. Grande parte de nós comunicadores enxerga a comunicação apenas do ponto de vista funcionalista, não como um processo, mais como um meio para se chegar a um fim, que seria contribuir para o sucesso das organizações. Mas Marchiori nos faz refletir sobre o verdadeiro papel da comunicação nas empresas, que deve exceder o propósito de informar, que deve comunicar, dialogar, e principalmente, construir significados.
Informar, definir os tipos de mídias adequados, verificar o nível de compreensão das mensagens, definir os públicos de interesse, analisar o retorno das mensagens enviadas e mensurar os resultados não são mais suficientes no processo da comunicação. É preciso ir além, entender que a comunicação exerce um papel de extrema relevância dentro das organizações, já que o simples fato da existência de uma organização é inconcebível sem a comunicação, pois esses dois aspectos são indissociáveis.
Marchiori explica que “No que tange as questões da comunicação interna é fundamental entender a comunicação como um processo que efetivamente comunica, envolve, inova, acresce conhecimento, enfim desenvolve pessoas no interior das organizações”.
Porém essa visão ainda carece de ser compreendida, primeiramente, pelos próprios comunicadores, que muitas vezes, se limitam as ações mecanicistas. No cotidiano da maioria das organizações, a comunicação ainda é vista como uma atividade secundária, sem que o seu real caráter de importância seja atribuído.
O modelo linear ainda permeia as atividades ligadas à comunicação de grande parte das empresas, com uma comunicação unidirecional, que prioriza a relevância da mensagem. No texto, Marchiori afirma que;
O modelo de informação proposto