psicologia
Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade Sonia Regina Vargas Mansano1
Universidade Estadual de Londrina
Resumo: No decorrer desta apresentação, percorreremos as noções de sujeito, subjetividade e modos de subjetivação a partir das considerações feitas em algumas obras de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault. Cada um desses conceitos está presente de diferentes maneiras em muitas pesquisas realizadas pela área de Psicologia, demandando, então, uma apreciação sobre as implicações teóricas e filosóficas que eles colocam. Assim, nesta exposição, será possível constatar o quanto os conceitos mencionados são utilizados por esses autores com o objetivo d e investigar por quais caminhos a vida pode ser liberada e analisada, a partir de novas perspectivas.
Palavras-chave: sujeito; subjetividade; modos de subjetivação.
Convidada a falar sobre o tema “Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade” neste evento2 encontrei, no mínimo, uma tarefa difícil, visto que cada um dos conceitos mencionados neste título requer uma apreciação cuidadosa sobre as implicações colocadas pelos teóricos que deles trataram e sobre as maneiras como podem ser resgatados para compor pesquisas em Psicologia.
Assim, no decorrer desta apresentação, recorrerei a três pensadores da F ilosofia francesa: Félix Guattari, Michel Foucault e Gilles Deleuze. Trata-se de um recorte, uma vez que tanto a Psicologia quanto as C iências H umanas produziram estudos sobre os conceitos aqui referidos, abrindo um amplo leque de possibilidades a partir do qual eles podem ser analisados.
Cabe ressaltar, porém, que essa escolha não foi nada ingênua. No meu entender, esses autores oferecem um campo conceitual a partir do qual a vida pode ser pensada em sua potência de variação. Desse modo, para realizar essa análise, proponho uma inversão na ordem, começando a falar primeiro sobre subjetividade,