psicologia
1. A Formação INTEGRAL
Educação grega estava, portanto, centrada na formação integral-corpo e espírito embora, de fato, a ênfase se deslocasse ora mais para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual, conforme a época ou o lugar.
A Educação Física, antes predominante guerreira, militar, passou a se orientada sobre tudo para os esportes. Com o tempo, o atletismo ampliou a participação do público frequentador dos ginásios.
A PAIDEIA
A ênfase dada à formação integral de origem a um conceito de complexa definição, ou seja, à Paideia, palavra que teria sido cunhada por volta do século V a C., mas que exprimia uma ideal de formação constante no munda grego. É bem verdade que se tratava de uma orientação aristocrática, já que os ‘’ bem formados’’ não se ocupava. Com as ‘’artes servis’’, oficio de escravos. Ao relatar as ações dos deuses , transmitiam os costumes, a língua, os valores éticos e estéticos. 2. AS ORIGENS: HOMERO, `` educador da Grécia´´
O conceito de virtude possui, nesse período, o sentido de força e coragem, atributos do ‘’guerreiro belo e bom’’ aos quais se acrescentam prudência, a lealdade, a hospitalidade, bem como a honra, a glória e o desafio à morte. A criança nobre permanecia em casa até os 7 anos, quando era enviadas aos palácio de outros nobres afim de aprender como escudeiro, o ideal cavalheiresco. Ao relatar as ações dos deuses, transmitiam os costumes, a língua, os valores éticos e estéticos.
3. Dois Modelos de Educação: Esparta e Atenas
Com as polis eram autônomas politicamente, também o modo de educar variou entre elas. Diz o historiador da educação franco cambio: ‘Até seus ideais e modelos educativos se caracterizavam de maneira oposta pela perspectiva militar de formação de cidadãos-guerreiros, homogêneos a de uma sociedade fechada e compacta ou por tipo de formação