Psicologia
01- A partir do texto de Ricardo Antunes e do filme The Corporation discuta:
a) Quais os sinais da crise do capital?
Encontra suas raízes profundas numa crise secular de produtividade que resultou do excesso constante de capacidade e de produção do setor manufatureiro internacional. Em primeiro lugar, o grande deslocamento do capital para as finanças foi à consequência da incapacidade da economia real, especialmente das indústrias de transformação, de proporcionar uma taxa de lucro adequada. Assim, o surgimento de excesso de capacidade e de produção, acarretando perda de lucratividade nas indústrias de transformação a partir do final da década de 1960, foi à raiz do crescimento acelerado do capital financeiro a partir do final da década de 1970. As raízes e a crise atual estão na compensação dos lucros do setor manufatureiro que se originou no excesso de capacidade e de produção fabril, que era em si a expressão da acirrada competição internacional. Aparece como uma crise econômica, que se expressa na queda da taxa de lucro, entretanto, seu núcleo é marcado pelo fracasso de um padrão de dominação estabelecido.
b) Que estratégias o Capital utiliza, para manter-se e expandir-se?
Iniciou-se um processo de reorganização do capital e de seu sistema ideológico e político de dominação, cujos contornos mais evidentes foram o advento do neoliberalismo, com a privatização do Estado, a desregulamentação dos direitos do trabalho e a desmontagem do setor produtivo estatal, intenso processo de reestruturação da produção e do trabalho, com vistas a uma busca de novos padrões de dominação, necessário para tentar repor os patamares de expansão anteriores.
c) Que elementos encontramos, no trabalho precarizado?
Implica degradação do meio ambiente e da natureza, redução da jornada de trabalho (superexploração) ou jornada muito longa, falta de negociação salarial, desvalorização da pobreza, opressão desmedida, trabalhos repetitivos e condicionados.