psicologia
Tem-se afirmado que a psicologia é uma ciência com um passado longo mais com curta história, pois na Grécia antiga existiam indícios dessa ciência. A psicologia nasceu como parte integrante da filosofia e assim viveu durante séculos. Era definida como a parte da filosofia que estudava a alma. Hoje em dia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais.
Há milhares de anos desde que o homem se percebeu como um ser pensante, ele vem buscando respostas p/ suas dúvidas e fatos que comprovem e expliquem a origem, as causas e as transformações do mundo.
Tinham como verdadeiro a mitologia.
Nasce à filosofia com ela filósofos se destacaram cada um com sua forma particular de pensar, a partir daí foi adotada uma forma científica racional de pensar, Sócrates foi considerado o “divisor de águas”.
Platão, Aristóteles e outros filósofos gregos preocupavam-se com muitos dos problemas que hoje cabe aos psicólogos tentarem explicar: A MEMORIA, A APRENDIZAGEM, A PERCEPÇÃO, A MOTIVAÇÃO, OS SONHOS E PRINCIPALMENTE O COMPORTAMENTO ANORMAL. Fazendo com que a psicologia alcançasse sua própria identidade que a distinguisse de suas raízes filosóficas.
Mito e filosofia caminham juntos. O mito fez com que o homem se sentisse mais a vontade no mundo, isso porque o mito ñ se relaciona de forma alguma com a razão, com a lógica. Na antiguidade é o mito quem desvendou os mistérios da origem do ser humano, da existência de Deus, os males que assolavam a humanidade. O ser humano por mais incrível q possa parecer desenvolveu o raciocínio 100 perceber para entender e se fazer entender.