Acadêmico
A melhoria da qualidade da assistência prestada à população é uma preocupação de diversos setores do País, desde o âmbito da saúde propriamente dita até o da educação.
Nesse sentido, o PET-Saúde é um instrumento para qualificação do serviço profissional por meio da iniciação ao trabalho e à vivência com os estudantes dos cursos de graduação em saúde, com base nas necessidades do SUS. Incentiva também a integração ensino-serviço-comunidade, a institucionalização das atividades pedagógicas dos profissionais do serviço e o estímulo para a inserção das necessidades do serviço como fonte de produção de conhecimento e pesquisa na Universidade.
Para alcançar o perfil ideal do profissional na área da saúde, deve ser realizada uma visão total do campo observado, uma visão biopsicossocial, e não fragmentada. Juntamente com a sensibilização diante das questões sociais, o estabelecimento de vínculos e o comprometimento entre os profissionais e a comunidade, pontos cruciais para as mudanças do modelo de assistência já referido. É preciso primeiramente observar que a importância do pet na qualificação do profissional de saúde adiciona em sua carreira a ampliação de níveis de responsabilidade da gestão local e regional para solucionar, simultaneamente, questões referentes à melhora da eficácia do gasto público e à ampliação do acesso aos serviços. Como aponta