filosofia
VALOR, ÉTICA E MORAL
Orientador(a): Elaine Nehme
BERTIOGA - SP
2014
VALOR
Valores são os princípios, normas ou padrões sociais acolhidos e mantidos por um indivíduo, classe e sociedade. Valores são aqueles elementos conceituais subjetivos que conformam e guiam a conduta e os comportamentos explicitados. Fundados em crenças profundas vinda dos ancestrais, sem necessidade de justificativas lógicas e racionais que geralmente estão agregados aos valores formados por fatos e situações.
Conceitualmente o valor está vinculado à noção de preferência ou de seleção. Não devemos, porém, considerar que alguma coisa tem valor apenas porque foi escolhida ou é preferível, podendo ela ter sido escolhida ou preferida por algum motivo específico.
Valor como uma crença duradoura em um modelo específico de conduta ou estado de existência, que é pessoalmente ou socialmente adotado, e que está embasado em uma conduta preexistente.
Os valores podem expressar os sentimentos e o propósito de nossas vidas, tornando-se muitas vezes a base de nossas lutas e dos nossos compromissos.
Como exemplos de valores culturais, cite-se o fato de ser o dinheiro, para os americanos, o maior valor, que tem seu equivalente na cultura para os europeus, e na honra para os orientas. Exemplos de valores individuais são a escolha profissional, a opção pela autonomia ou pelo paternalismo, e, como exemplo de valores universais, registrem-se a religião, o crime, a proibição ao incesto etc.
ÉTICA
A ética é composta pelo conjunto de comportamentos e crenças e valores que fazem possível a convivência humana interpessoal e intergrupal.
Ética é o estudo da conduta humana pelo ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
A ética está representada por um conjunto de normas que regulamentam o comportamento de um grupo particular de pessoas,