psicologia
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL
ACADÊMICOS: RA: EMAIL:
Ana C. Minzão 432291 anaclaudiaminzão@gmail.com
Leila T. Avozani 432294 leilaavozani@hotmail.com Luciana P. Moreno 433402 luciana2208@gmail.com Maria K. A. Gonçalves 432295 kellis_araujo@hotmail.com Rosangela Gomes 433403 rosangelagomesigt@hotmail.com
DESAFIO: PRODUÇÃO DE TEXTO EM FORMATO DE RELATÓRIO
PROFESSOR (EAD): HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO
CIDADE: IGUATEMI/MS
DATA: 30/04/2014
INTRODUÇÃO:
O objetivo central deste artigo é analisar a desigualdade social e, consequentemente, a invisibilidade social. Estes temas centrais na constituição da identidade do povo brasileiro serão analisados a partir de uma interlocução entre a Sociologia e a Psicologia desenvolvidas por Jessé Souza e Fernando Braga da Costa. A humilhação social está diretamente ligada à questão da desigualdade de classes, sendo os seus resultados sentidos mais notadamente pelas camadas mais pobres da sociedade, humilhação social traz um imenso sofrimento psíquico nos sujeitos invisíveis como mostra o relatório abaixo.
HUMILHAÇÃO SOCIAL:
HUMILHAÇÃO SOCIAL – segundo José Moura Gonçalves Filho utiliza em sua discussão das colaborações trazidas pelo Marxismo e pela Psicanálise, que segundo ele “não poderia ser deixado de lado, apesar de deixar claro que ambos os métodos de investigação não se fundem ou confundem, apenas se complementam, se bem utilizados na ação investigativa.
Na visão do Regime Marxista a questão da humilhação social busca a solução para os problemas de forma eficaz no âmbito social, ou seja, o homem em conjunto, lutando coletivamente.