consultoria
1 Introdução
Esta publicação tem o objetivo de estimular a reflexão sobre o tema “Procedimentos no Atendimento”.
Esse estímulo à reflexão pretende ampliar os horizontes, através de novas referências que permitam a revisão da prática de relacionamento e convívio com clientes, possibilitando a satisfação de ambos.
Para um atendimento de excelência, é necessário refletir sobre a melhor maneira de fazê-lo e preparar-se para novas práticas que implicam em mudanças individuais de comportamento.
Com uma postura adequada, é possível valorizar-se e demonstrar o interesse pelo outro, tendo como condição mínima, principalmente no local de trabalho e, vontade de praticá-la.
Cliente interior: é a essência de cada pessoa, suas dimensões interiores, seu estado de espírito, que interferem diretamente na postura de atendimento;
Cliente interno: considerado todos os colaboradores do local de trabalho, que utilizam-se dos seus serviços mutuamente e que mantêm uma interdependência na busca das soluções para o cliente externo.
Cliente externo: é aquele que utiliza os produtos e serviços gerados pela Ambiente.SE.
Enfatiza-se então, a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho, para que as decisões sejam tomadas em conjunto, tendo como foco o cliente externo.
2 Perfil
Dentre as características essenciais para uma boa postura de atendimento, pode-se destacar a aptidão para as relações humanas, que faz parte do seu perfil.
2.1 Características básicas para um bom atendimento
Saber trabalhar em equipe;
Ter espírito aberto às mudanças;
Ter iniciativa;
Ser eficaz;
Ser ágil;
Ter disponibilidade;
Ter bom humor;
Ser gentil;
Ser rápido, porém tranquilo;
Ter um tom de voz adequado;
Ser cordial (capacidade de ser amável);
Ser paciente;
Ser comunicativo.
Estar ciente que presta serviços (trabalha para os outros);
Sucesso Pessoal e Profissional
No âmbito profissional, pode-se