PSICOLOGIA
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS - FASB
CURSO DE ENFERMAGEM – 3º SEMESTRE ‘A’
FERNANDA DILLENBURG DA COSTA
SÍNTESE
SAÚDE OUDOENÇA MENTAL: A QUESTÃO DA NORMALIDADE.
BARREIRAS - BA
MARÇO, 2011.
FERNANDA DILLENBURG DA COSTA
SÍNTESE
SAÚDE OU DOENÇA MENTAL: A QUESTÃO DA NORMALIDADE.
Síntese solicitada pelaprofessora Esp. Patrícia Teubner como requisito avaliativo para a disciplina de Psicologia Aplicada à Enfermagem.
BARREIRAS – BA
MARÇO, 2011.
SÍNTESE
SAÚDE OU DOENÇA MENTAL: A QUESTÃO DA NORMALIDADE.1. O Sofrimento Psíquico.
Em muitos momentos da vida, uma pessoa pode viver situações difíceis e de sofrimento tão intenso que pensa que não vai suportar (...) que vai enlouquecer.
A pessoapassa a buscar então, a superação para esse sofrimento. (...) Embora o sofrimento seja intenso (...) é necessário ter muito cuidado para não patologizar o sofrimento (...) e, nessas circunstâncias, oindivíduo necessita de apoio da família, trabalho, amigos.
Além do apoio do grupo, o indivíduo pode precisar de uma ajuda psicoterápica, que oferecerá suporte e facilitação da compreensão dosconteúdos internos que lhe causam transtorno (...).
(...) o critério de avaliação é o próprio indivíduo e seu mal-estar psicológico (...)
Abordar a questão da doença mental significa considerá-la comoproduto da interação das condições de vida social com a trajetória específica do indivíduo e sua estrutura psíquica.
2. A Diversidade de Teorias Sobre a Loucura: Poucas Certezas.
O indivíduoapresenta um sintoma ou vários (...) que podem ser agrupados de diversas formas sendo identificados em quadros clínicos que recebem um nome, por exemplo, neurose, anorexia, distúrbio obsessivo compulsivo,psicose, síndrome do pânico, psicastenia, entre outros.
Um breve olhar sobre a história da loucura.
O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984), (...) realizou uma pesquisa baseada