psicologia
CURSO DE FONOAUDIOLOGIA
PSICOLOGIA
Psicologia da aprendizagem
Brenda Viana
Bruna Queiroz
Gisele gomes
MANAUS – AM
2014
Toda aprendizagem resulta em alguma mudança ocorrida no comportamento daquele que aprende . observamos assim, mudanças nas maneiras de agir, de fazer coisas , de pensar em relaçao ás coisas e ás pessoas e de gostar , ou não gostar , de sentir-se atraido ou retraido das coisas e pessoas do mundo em que vive . Desta maneira , verifica-se que os produtos da aprendizagem são de natureza diferente , sendo possivel sua classificaçao , embora forçando um pouco os fatos, porque, geralmente, não se encontra um produto de aprendizagem puro, mas o predominio de um dos produtos sobre os outros, em cada situaçao.
Os produtos da aprendizagem são agrupados em elementos motores, congnitivos e elementos afetivos ou apreciativos. O homem é um organismo que pensa, sente e atua, e todo processo aprendido possui componentes motores, ideativos e afetivos. Ninguem adquire um habito motor, como, por exemplo, a patinação, sem algum nexo afetivo, ou consequência cognitiva. O individuo que aprende pensa sobre o que faz, ao aprender; forma, pelo menos, uma noçao da natureza geral e do significado deste processo; se é interessante ou enfadonho, se constitui uma forma adequada de socialização, ou um exercicio fisico sadio. Ao mesmo tempo, adquire alguns sentimentos referentes á atividade: passa a aprecia-la ou despreza-la, a detestá-la, ou valorizá-la, e a atividade adquire uma conotaçao positiva ou negativa, atraindo-o repelindo-o.
Qualquer atividade predominantemente cognitiva( conceitual ), tambem possui componentes, relações ou consequencias motoras. O pensamento é, pacialmente, muscular ou possui repercusões motoras. Quando alguém imagina estar passeando pela rua, pode-se captar impulsos periodicos dos musculos da perna. Foi demonstrado que legeiros movimentos da lingua e da laringe