psicologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL
ACADÊMICO: DEBORA BRAGA ARAÚJORA: RA 372851
ANA LÍDIA MENDES RA: 375290
FRANCISCA MIRELA GOMES TEIXEIRA RA: 355737
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)
TUTOR (A): LINDOLFO A. MARTELLI
ITAPIPOCA-CE
ABRIL / 2013
ETAPA 1:
Ao ler o texto: Humilhação Social Um Problema Político em Psicologia e discutir juntamente com as colegas, sobre o assunto abordado, nota-se que o ser humano é um ser que vive em constante humilhação, muitas vezes por seu uma pessoa pobre, simples, ser da região nordeste, por ter uma aparência humilde, assim por diante. Segundo o texto o relata sobre o problema da humilhação social, onde trata-se de um fenômeno histórico.
A humilhação crônica, longamente sofrida pelos pobres e seus ancestrais, é afeito da desigualdade política, indica a exclusão recorrente de uma classe inteira de homens para fora do âmbito intersubjetivo da iniciativa e da palavra. Mas é também de dentro que, no humilhado, a humilhação vem atacar. A humilhação vale como uma modalidade de angústia e, nesta medida, assume internamente – como um impulso mórbido – o corpo, o gesto, a imaginação e a voz do humilhado.
Como se pode perceber diante desta citação, que a humilhação deixa marca em quem é humilhado, às vezes uma simples palavra, ou um tom um pouco alto, machuca o ser humano, por isso precisa-se ter cuidado, ao falar certas palavras, pois o humilhado atravessa uma situação de impedimento para sua humanidade.
Outro fator de humilhação é a escravidão como ressalta QUEIROZ, 1987, que “os Sudaneses e Bantos, brutalmente arrastados para o Brasil, o despojamento começou pela escravidão nos engenhos, nas minas e nos cafezais”. Mas será que ainda não existe escravidão? Essa é pergunta a se pensar e analisar como cuidado.
Muitos saíram de pequenas cidades, principalmente da