psicologia
Finalizamos a aula passada pisando com um pouco mais de firmeza no terreno da contemporaneidade. Agora, que já sabemos mais a respeito do trajeto histórico da comunicação que nos trouxe até aqui, podemos efetivamente mergulhar no mundo das teorias da comunicação. Preparado(a)?
Observação: Nessa aula, nossa principal base bibliográfica será o livro Teoria da Comunicação, de Mauro Wolf. Apesar de ser um livro complexo eu incentivo você a lê-lo, pois, além de importante para esta pós-graduação, ele é requisitado na grande maioria dos concursos para profissionais de comunicação no Brasil.
O surgimento das “massas”
Neste momento dessa grande viagem que tem sido nossa disciplina eu quero que você imagine que nós estamos vivendo no início do século XX (1900), possivelmente alguns anos antes de seus avós terem nascido. Esse exercício nos ajuda muito a estudar com mais clareza qualquer assunto que tenha acontecido no passado.
No início de 1900, a sociedade vivia um grande entusiasmo com os avanços tecnológicos que ainda surgiam com grande intensidade após a Revolução Industrial da Inglaterra. Neste período ocorre uma grande debandada das pessoas que vivem em área rurais em direção às cidades. É complicado explicar o fascínio que a tecnologia provocava nas pessoas daquela época com conceitos acadêmicos. Deixe-me dar alguns exemplos ilustrativos para que você possa entender melhor o que se passava:
Ilustração: Imagine um trabalhador do campo no século XIX. Desses que trabalham na lida do dia dia. Esse cara trabalha intensamente o dia inteiro em seu pedaço de terra e quando volta pra no final da tarde precisa acender velas pra espantar a escuridão que já chega. Se estivesse frio, teria que queimar alguma lenha para esquentar a água do banho. Para comer alguma coisa mais saborosa, carne por exemplo, precisa matar uma galinha e comer rapidamente, já que não havia maneiras eficientes de se conservar os