a biologia no sistema respiratório
O sistema respiratório é constituído por diversas estruturas. Dentre elas, destacam-se: pulmões, laringe, faringe, nariz ou fossas nasais, boca, brônquios, bronquíolos, traquéia e alvéolos pulmonares. A respiração celular e trocas gasosas fazem parte desse processo. Neste, encontramos diversas doenças e problemas. Vamos aprender um pouco mais sobre o assunto.
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1 Respiração celular e trocas gasosas
Em nosso organismo, o alimento é absorvido no intestino e conduzido pelo sangue até as células, onde é quebrado no processo de respiração celular aeróbia que consome oxigênio, forma água e gás carbônico, com liberação de energia. Para que ocorra esse processo é preciso uma fonte de energia sendo a principal, a glicose, proveniente da digestão de carboidratos. Durante a produção de energia, também ocorre a produção de calor.
O oxigênio, indispensável à produção de energia no corpo, é obtido do ar atmosférico, onde também é eliminado o gás carbônico. As trocas gasosas acontecem no organismo humano em diversos níveis:
Entre o sangue e os tecidos do corpo: passando pelos tecidos, o sangue se torna pobre em oxigênio, que entra nas células e rico em gás carbônico, resíduo de respiração aeróbia realizada por elas;
Entre os pulmões e o sangue: transporte dos gases, que se inicia com a difusão do oxigênio do ar dos pulmões para o interior de vasos sanguíneos, sendo a difusão do gás carbônico na direção inversa.
2.2 Órgãos do sistema respiratório e suas funções
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são:
A traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos formam a chamada árvore brônquica.
Fossas nasais: são duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Em seu interior