Psicologia
Consciência: percepção, conhecimento, pensamento, sentimento, intenção e vontade.
A consciência racional atinge fatos isolados, procedendo por separação, extração e diferenciação e só é percebido aquilo que entra em relação com o eu.
Conceitos Importantes: I.C – Inconsciente Coletivo, I.P – Inconsciente Pessoal, C.C – Consciente Coletivo, C.P – Consciente Pessoal.
O Racionalismo libertou o homem das “superstições” ao negar o sensível e o simbólico. A VIDA PERDEU O SENTIDO.
A Razão não demonstra o divino do círculo do Sol.
O Simbólico significa mais do que expressa “inconsciente” – o espírito é levado a representações transcendentais.
Símbolos Culturais – “verdades eternas” numinosos.
Símbolos Naturais – imagens arquetípicias – inconscientes
Conhecimento: Dialética entre: pulsões e convenções; corpo e mente; consciente e inconsciente; subjetivo e objetivo; razão e imaginação.
Sonho: “ a voz da alma” – Viaja-se da periferia ao centro da psique. Do inconsciente pessoal ao coletivo.
Sonho – linguagem universal e espiritual, fonte de significado, sabedoria e orientação, experiência da totalidade do indivíduo, metáfora da vida do sonhador. “ No sonho cada um é o seu próprio de Shakespeare.”
O inconsciente é a manifestação autêntica da natureza através do sonho e se expressa na linguagem arcaica das imagens e dos símbolos.
Os personagens e situações do sonho referem-se a realidade objetiva quando as figurações são conhecidas ou desempenham papel atual na vida do sonhador – pequenos sonhos. Do contrário representam fatores autônomos de psique – grandes sonhos.
- As figuras do sonho são aspectos personificados da personalidade do sonhador.
ANIMA = O FEMININO DO HOMEM.
PERSONA = A MÁSCARA DE CADA UM.
Sombra - em sentido psicológico faz parte da personalidade total. Ela se compõe de pequenas fraquezas, aspectos maturos, complexos reprimidos. A sombra ultrapassa os limites do pessoal e alonga-se na sombra coletiva quando