Psicologia
PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAESPE
DOCENTE: CLEISA MARIA COELHO BRAGA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL II
ACADÊMICO: LEANDRO RODRIGUES DE QUEIROZ
WANDICK, Karina. Um breve histórico sobre a psicologia organizacional e as possíveis atuações do psicólogo nesta área. CORE RH
Karina Wandick é psicóloga diplomada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, fez especialização em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégia.
A autora inicia seu texto falando que a Psicologia Organizacional teve inicio no final do século XIX, estendendo para o século XX, onde os primeiros a realizarem um trabalho de psicologia organizacional sob o interesse de solucionar problemas nas organizações foram Hugo Munsterberg e Walter Dill Scott, psicólogos experimentais com interesse em seleção de funcionários e uso de testes psicológicos. Outra influencia no campo organizacional foi Frederick Winslow Taylor, engenheiro de profissão, estudava a produtividade de funcionários de empresas. Frank e Lilian Gilbreth, ainda no campo da engenharia, aperfeiçoaram a ideia de Taylor, estudando maneiras de desempenhar tarefas eficientemente de acordo com a medição e sincronização do tempo e do movimento das ações executadas.
Karina cita ainda que a Primeira Guerra Mundial foi um importante impulso para o desenvolvimento e reconhecimento da psicologia organizacional. Uma vez que os psicólogos investigavam a motivação dos soldados, a moral e problemas psicológicos decorrentes da incapacidade física e de disciplina. Também desenvolveram uma serie de testes de inteligência geral e pesquisas sobre a melhor colocação para os soldados alistados, sempre de acordo com a sua capacidade física e mental.
Ela descreve que na segunda guerra mundial os psicólogos estavam mais preparados para o seu papel, haviam estudado os problemas de seleção e colocação de funcionários e haviam aprimorado suas técnicas. E no decorrer da guerra as empresas descobriram