relatorio
Extração da erva mate por refluxo
Nome: Ramon Motta
Curso: Quimica com atribuições tecnológicas
Rio de Janeiro, 26 de março de 2014
Introdução
É uma técnica de laboratório que consiste em submeter um material à extração com um solvente em ebulição, em um aparelho com um recipiente onde será colocado o material e o solvente, acoplado a um condensador, que é mantido frio por água fluindo em um revestimento ao redor da parede externa. As gotas que se condensaram caem novamente na solução de forma que o solvente evaporado durante o processo seja recuperado, retornando ao sistema e o princípio ativo seja recolhido.
Condensadores são utilizados para condensar vapores formados por aquecimento de líquidos em processos químicos, nesse caso refluxo.
Seu funcionamento é divido em partes; a primeira por onde passa o vapor que se deseja condensar e a segunda por onde passa o solvente ( normalmente utiliza a água) para baixar a temperatura do condensador .
O vapor já aquecido entra no condensador e condensa no interior pelo fato da água estar em uma temperatura inferior.
Objetivo
Entender como se processa a extração sob refluxo e a utilização do método cientifico.
Resultado e discussão
O substrato recolhido apresentava uma coloração castanho claro, e todo o volume inicial foi mantido ate o fim do experimento, indicando que o sistema foi eficaz para a extração da erva mate. O processo de filtração ajudou para que o produto final fosse totalmente liquido.
Procedimento experimental
Montou-se a aparelhagem para extração da erva mate ( ver figura ).
Pesou-se 1g da erva mate em um vidro de relógio e mediu-se 20mL na proveta, foi transferido a erva e a água para um balão. Levantou-se o macaco e na panela acrescentou-se óleo ate a metade da mesma. Encaixou-se na boca do balão o condensador de bola. Ligou-se a placa aquecedora e foi esperado a fervura, contou-se 5 minutos e cessou-se o