Psicologia
B) O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo).
C)
3) O Behaviorismo: Traz uma concepção ambientalista, defende o rigor das ciências naturais. O fato psicológico deve ser passível de ser observado, mensurado e experimentado em laboratório.Dessa forma é possível conhecer, prever e controlar o comportamento humano.
A Gestalt: è um termo alemão que pode ser traduzido por FORMA, busca compreender o comportamento humano na sua totalidade.
A psicanálise: Destaca a importância da afetividade do inconsciente, quebrando o primado do método positivista e postulando outro método para o estudo dos fenômenos psicológicos.
Teorias Interacionistas: Teorias de Jean Piaget e a Teoria de Vygotsky : São teorias que fogem a qualquer noção determinista dos fatos psicológicos. Buscam compreender os processos de desenvolvimento e de aprendizagem e suas interações, levando em consideração a realidade e o sujeito que conhece.
4) O professor tem também a função de garantir a eficácia da transmissão do conhecimento, não importando as relações afetivas e pessoais dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Sua tarefa é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais, sendo que a principal é conseguir um comportamento adequado. Os alunos são modelados á medida que têm conhecimentos dos resultados de seu comportamento.
5) Para a teoria da Gestalt, o conhecimento se produz porque existe no ser humano uma capacidade interna inata que predispõe o sujeito ao conhecimento, contrapondo-se ao Behaviorismo, para qual o conhecimento dos indivíduos é resultado de estímulos do meio.Para os gestaltistas, entre o estimulo do meio e a resposta do individuo (comportamento) existe o processo de percepção (inato), que é a capacidade por meio da qual o individuo estrutura a realidade, criando uma configuração.
6) A aprendizagem ocorre ,